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Configurando o OpenCart

Versões do OpenCart compatíveis com este tutorial:

OpenCart 2.0.1.1 ou superior

OpenCart 3.0.1.1 ou superior


Requisitos para este tutorial:

https://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/instalando-traducao-opencart


Introdução:

Este pequeno guia foi criado com a intenção de auxiliar os novos usuários do OpenCart sobre as configurações inicias da loja.


Importante:

Este guia foi escrito seguindo a seguinte estrutura:

MENU→OPÇÃO DO MENU

– SUBMENU

CAMPO: Selecionar ou digitar no campo.


Vamos lá!


1º Configurações→Dados auxiliares:

Situações de estoque:

Estas são as traduções das situações utilizadas para informar aos seus clientes qual a situação do estoque do produto.

2 a 3 Dias (2 - 3 Days)

Em Estoque (In Stock)

Esgotado (Out Of Stock)

Orçamento (Pre-Order)


Situações de pedidos:

Estas são as traduções das situações utilizadas para informar aos seus clientes sobre o andamento do pedido.

Aguardando Pagamento (Pending)

Anulado (Voided)

Cancelado (Canceled)

Cancelado pela Operadora (Chargeback)

Cancelamento Revertido (Canceled Reversal)

Completo (Complete)

Despachado (Shipped)

Entregue (Delivered)

Enviado (Sent)

Estornado (Reversed)

Expirado (Expired)

Não Aprovado (Failed)

Negado (Denied)

Pagamento Confirmado (Payment Confirmed)

Processando (Processing)

Processado (Processed)

Reembolsado (Refunded)


Devoluções→Situações:

Estas são as traduções das situações das solicitações de devoluções realizadas pelos clientes através da loja.

Aguardando Produtos (Awaiting Products)

Completa (Complete)

Pendente (Pending)


Devoluções→Ações:

Estas são as traduções das ações que deverão ser vinculadas nas solicitações de devolução realizadas pelos clientes através da loja.

Crédito Emitido (Credit Issued)

Reembolsado (Refunded)

Envio de Substituição (Replacement Sent)


Devoluções→Motivos:

Estas são as traduções dos motivos para devolução que seus clientes poderão indicar ao realizar a solicitação de devolução através da loja.

Chegou quebrado (Dead On Arrival)

Defeito, forneça detalhes (Faulty, please supply details)

Erro no pedido (Order Error)

Outros, forneça detalhes (Other, please supply details)

Produto trocado (Received Wrong Item)


Regiões geográficas:

Cadastre uma região geográfica para o Brasil.

Nome da região geográfica: Brasil

Descrição: Todo o Brasil

País: Selecione Brasil

Estado: Selecione Todas as regiões


Impostos→Tipos:

Abaixo segue um exemplo de como cadastrar o imposto de ICMS para ser vinculado ao grupo de impostos.

Tipo de imposto: ICMS

Valor: 17.0000

Cálculo: Percentual

Tipo de cliente: Selecione os tipos de cliente ao qual os impostos serão aplicados

Região geográfica: Brasil


Impostos→Grupos:

Abaixo segue um exemplo de como cadastrar um grupo de impostos com ICMS que poderá ser vinculado ao cadastro de produtos ou configurações de fretes e pagamentos.

Grupo de Impostos: Impostos do Brasil

Descrição: Impostos para todo o Brasil

– Clique no botão Adicionar regra –

Tipo de Imposto: ICMS

Calcular a partir do: Endereço de entrega

Prioridade: 1


Unidades de medidas:

Estas são as traduções das unidades de medidas utilizadas no cadastro de produtos, extensões de frete, etc.

Centímetro (Centimeter)

Milímetro (Millimeter)

Polegada (Inch)


Unidades de pesos:

Estas são as traduções das unidades de pesos utilizadas no cadastro de produtos, extensões de frete, etc.

Grama (Gram)

Quilograma (Kilogram)

Libra (Pound)

Onça (Ounce)


2º Catálogo→Produtos:

Exclua os produtos que vem por padrão e cadastre os seus produtos, sendo de extrema importância preencher o cadastro com o maior número de informações possíveis, principalmente informações de peso e dimensões (caso não seja um produto digital), fotos com fundo branco e uma resumida mais informativa descrição.


3º Catálogo→Departamentos:

Exclua os departamentos que vem por padrão e cadastre os que você vai vincular em seus produtos.


4º Catálogo→Atributos→Grupos de atributos:

Exclua os grupos de atributos que vem por padrão e cadastre os que você vai vincular em seus produtos, sendo que os grupos de atributos são utilizados para organizar os atributos na composição dos dados do produto, e também são muito úteis quando seu cliente for utilizar o recurso de comparação de produtos da loja.


5º Catálogo→Atributos→Atributos:

Exclua os atributos que vem por padrão e cadastre os que você vai vincular em seus produtos, sendo que os atributos são utilizados na composição dos dados do produto, e também são muito úteis quando seu cliente for utilizar o recurso de comparação de produtos da loja.


6º Catálogo→Opções:

Exclua as opções que vem por padrão e cadastre as que você vai vincular em seus produtos, sendo que as opções permitem adicionar variações ou itens extras ao produto.


7º Catálogo→Marcas:

Exclua as marcas que vem por padrão e cadastre as que você vai vincular em seus produtos.


8º Catálogo→Comentários:

Neste link ficam os comentários feitos pelos clientes nos produtos comercializados na loja.


9º Catálogo→Páginas de informações:

Estas são as traduções das páginas de informações que já vem cadastradas no OpenCart e que você deve preencher com informações relacionadas a loja.

Informações sobre a entrega (Delivery Information)

Política de privacidade (Privacy Policy)

Sobre a loja (About Us)

Termos e condições (Terms & Conditions)

Importante: é possível você indicar se deseja que a página de informação seja exibida ou não no rodapé da loja, para isso acesse a aba "Dados" e selecione o campo "Exibir no rodapé".


Atenção: a partir da versão 2.3 os menus abaixo ficam no menu Extensões->Extensões.


10º Extensões→Painéis:

As extensões do tipo painel adicionam informações no dashboard da loja (apenas OpenCart 2.3 e 3.x).


11º Extensões→Estatísticas:

As extensões do tipo estatísticas permitem adicionar scripts de sistemas de análise de tráfego como o Google Analytics.


12º Extensões→Antispam:

As extensões do tipo antispam adicionam captcha ou desafios nos formulários de contato, cadastro e devolução da loja.


13º Extensões→Alimentadores:

As extensões do tipo alimentadores fornecem feeds (dados estruturados) para indexadores de páginas e produtos como o Google Merchant Center.


14º Extensões→Antifraudes:

As extensões do tipo antifraudes acionam a análise antifraude nos pedidos após serem finalizados pelos clientes na loja.


15º Extensões→Módulos :

As extensões do tipo módulo são responsáveis por adicionar uma infinidade de recursos na loja.


16º Extensões→Fretes:

As extensões do tipo frete são as opções de frete que serão oferecidas para os cliente da loja.


17º Extensões→Pagamentos:

As extensões do tipo pagamento são as opções de pagamento que serão oferecidas para os cliente da loja.


18º Extensões→Total do pedido:

As extensões do tipo total do pedido permitem adicionar ou remover recursos como descontos, taxas, cupons, vale presentes, etc do total do pedido dos clientes na loja.


19º Clientes→Tipos de cliente:

Se você cadastrar mais de um tipo de cliente, você poderá definir no cadastro de produtos preços diferenciados conforme o tipo de cliente, também poderá personalizar o formulário de cadastro do cliente solicitando campos específicos conforme o tipo de ciente. Por padrão o OpenCart não exibe uma opção para o cliente escolher em qual tipo de cliente ele pertencerá, para que essa opção seja exibida acesse o menu Configurações->Lojas, pressione o botão "Editar", na aba "Opções" localize o campo "Tipos de clientes" e selecione os tipos de clientes disponíveis para cadastro, por último pressione o botão "Salvar".

Varejo (Default)


20º Marketing→Cupons:

É onde você poderá cadastrar os cupons que você desejar oferecer aos clientes da loja.


21º Vendas→Vale presentes→Temas:

Estas são as traduções dos temas utilizados nos vales presentes que o cliente poderá comprar através da loja.

Aniversário (Birthday)

Natal (Christmas)

Geral (General)

Importante: você pode alterar as imagens dos temas.


22º Design→Layouts:

Estas são as traduções dos layouts que exibem módulos específicos na loja, neste caso, altere apenas o conteúdo do campo "Layout" conforme abaixo:

Conta (Account)

Afiliados (Affiliate)

Departamentos (Category)

Finalizar pedido (Checkout)

Comparar produtos (Compare)

Contate-nos (Contact)

Padrão (Default)

Principal (Home)

Páginas de informações (Information)

Marcas (Manufacturer)

Produtos (Product)

Pesquisa de produtos (Search)

Mapa do Site (Sitemap)


23º Configurações→Gerenciar usuários→Grupos:

Estas são as traduções dos grupos de usuários que podem acessar a administração da loja.

Demonstração (Demonstration)

Administrador (Top Administrator)

Importante: Observe que estes são apenas os títulos dos grupos, ou seja, logo abaixo do título estão as permissões que cada grupo de usuários poder utilizar ao acessar a administração da loja.

Atenção: Sempre verifique se todas as opções estão selecionadas para grupo administrador ao editá-lo, pois se você desmarcar alguma opção, você poderá ter problemas ao acessar a administração da loja, lembrando que quando você cadastra um novo usuário, você deve vinculá-lo a um grupo de usuários para que ele possa acessar as páginas da administração.


24º Configurações→Lojas:

Descrições sobre cada aba.

- Geral: configure as informações básicas da loja.

- Loja: configure as informações extras da loja e selecione o tema (template) que será utilizado.

- Localização: selecione o idioma e a moeda padrão.

- Opções: várias configurações para analisar e modificar caso haja necessidade.

- Imagens: informações sobre algumas imagens utilizadas na loja.

- FTP: configurações de acesso ao FTP da hospedagem para utilização no Instalador de extensões do OpenCart (apenas OpenCart 2).

- E-mail: configurações do serviço de e-mail por SMTP.

- Servidor: coloque a loja em modo de manutenção, ative SSL e URls amigáveis, etc.


25º Ferramentas→Backup/Restauração:

É muito importante depois de configurar toda a sua loja fazer um backup de todos os dados.

Importante: esse backup é básico e manual, ou seja, você deve possuir uma rotina de backup automatizada e diária para a loja.


26º Cadastre campos personalizados no formulário de cadastro do cliente:

Segue o link para o tutorial com detalhes:

https://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/personalizando-cadastro-cliente-opencart


27º Configure o serviço de envio de e-mail e os avisos enviados por e-mail:

Segue o link para o tutorial com detalhes:

https://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/configurando-servico-email/


28º Rotinas básicas para proteger sua loja:

Segue o link para o tutorial com detalhes:

https://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/protegendo-loja-opencart/


29º Práticas básicas de SEO:

Segue o link para o tutorial com detalhes:

https://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/praticas-seo-opencart/


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