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Práticas de SEO para OpenCart

Versão do OpenCart utilizada neste tutorial:

OpenCart 2.0.3.1 ou superior

Introdução:

Por se tratar de um assunto muito extenso, este tutorial não tem o objetivo de ensinar o conceito de SEO, apenas práticas básicas para melhorar o SEO em sua loja, através de 10 dicas.

Vamos lá!

1º Cadastre a meta descrição e as meta palavras-chave:

No cadastro de produtos, departamentos, páginas de informações e da lojas, sempre preencha os campos “Meta descrição” e “Meta palavras-chave“, para saber o que você deve colocar em cada um deles, sugiro a leitura dos seguintes artigos:
http://www.mestreseo.com.br/tags-seo/seo-para-meta-description-tags
http://www.mestreseo.com.br/keyword/keyword-research-pesquisa-palavras-chave

2º Habilite as urls amigáveis:

Não há recurso mais atraente para buscadores e clientes do que urls amigáveis, segue o tutorial sobre como habilitá-las e utilizá-las no OpenCart:
http://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/habilitando-urls-amigaveis/

3º Habilite o Sitemap e crie o arquivo Robots.txt:

Não há caminho mais rápido para ter seu conteúdo indexado por buscadores, do que fornecer o arquivo sitemap, segue o tutorial sobre como habilitá-lo no OpenCart:
http://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/habilitando-sitemap-opencart/

Também é indispensável criar o arquivo robots.txt, segue o tutorial sobre como criar o arquivo ideal para o OpenCart:
http://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/robots-txt-ideal-para-opencart

4º Integre a loja com o Google Analytics:

Uma ótima ferramenta para analisar as suas visitas e o SEO de sua loja, segue o tutorial sobre como integrar a ferramenta com o OpenCart:
http://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/integrando-google-analytics-opencart/

5º Elimine as urls duplicadas:

Para os mecanismos de busca como o Google, as urls abaixo são diferentes:

seudominio.com.br
www.seudominio.com.br

O buscador neste caso, identifica que as urls pertencem ao mesmo domínio, porém não elimina uma delas, ao invés disso considera que são urls duplicadas, e isso é muito ruim para o seu ranqueamento no resultado das buscas.

Para resolver este problema, edite o arquivo .htaccess e no final do arquivo coloque o código abaixo:

- Caso deseje padronizar seu domínio com o www:

RewriteCond %{HTTP_HOST} ^seudominio.com.br [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://www.seudominio.com.br/$1 [L,R=301]

* Substitua o seudominio.com.br pelo seu domínio

- Caso deseje padronizar seu domínio sem o www:

RewriteEngine On
RewriteBase /
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www\.(.*)$ [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://%1/$1 [R=301,L]

Salve as alterações no arquivo, e para verificar se está funcionando, tente acessar a url da sua loja sem o www e com o www.

6º Analise a velocidade de carregamento da sua loja:

Muitas vezes investimos em um tema (template) muito bonito, além de muitas extensões para agregar funcionalidades em nossa loja, mas esquecemos o quanto isso pode tornar nossa loja lenta, o que influencia diretamente em nosso ranqueamento em buscadores e conversão dos visitantes em clientes.

Para analisar o desempenho de sua loja, utilize o PageSpeed Insights da central de ferramentas Google Developers, que além de analisar o desempenho, já informa onde estão os problemas, faz sugestões de melhorias ordenando-as em grau de prioridade, e pontua sua página em uma escala de 0 a 100 onde quanto maior o número atribuído no resultado, melhor o desempenho de sua loja, segue o link:
https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights
Para utilizar, basta digitar a url de sua loja e clicar no botão ANALYZE ou ANALISAR, agora é só aguardar o resultado da análise e aplicar as melhorias.

Outra ótima ferramenta de análise que realiza vários testes fornecendo um dos mais completos relatórios de desempenho e sugestões de melhorias é o GTmetrix, segue o link:
https://gtmetrix.com/
Para utilizar, basta digitar a url da sua loja e clicar no botão Analyze, e aguardo o relatório da análise.

Por último, uma ótima ferramenta online para análise de desempenho do tempo de carregamento da sua loja, é a Speed Test da central de ferramentas do Pingdom, segue o link:
http://tools.pingdom.com/fpt/
Para utilizar, basta digitar a url da sua loja e clicar no botão Test Now, e aguardar o resultado da análise.

Algo muito importante, é que a velocidade de carregamento de sua loja é influenciada pela qualidade de sua hospedagem, pois hospedagens muito sobrecarregadas de sites e lojas em um mesmo servidor, podem facilmente tornar o processamento da loja lento, logo, ela demorará mais do que o normal para carregar, o que de certa forma tornará inútil todos os seus esforços de otimização da sua loja, por isso, lembre-se que lojas com muitos recursos e muitos produtos cadastrados precisam de serviços de hospedagem que excedam as hospedagens comuns e compartilhadas, neste caso, a transição para serviços de hospedagem melhores e mais robustos (VPS, Cloud e Dedicado), devem ser estudados sempre que a sua loja crescer em quantidade de produtos e visitas.

7º Verifique se há links quebrados em sua loja:

Links quebrados são um problema, não só para clientes como para buscadores, e isso também influencia diretamente no ranqueamento de sua loja nos resultados das buscas. Para analisar se você não está com links quebrados em sua loja, uma ótima ferramenta é o Xenu, segue o link para download:
http://home.snafu.de/tilman/xenulink.html

Após baixar a ferramenta e instalá-la em seu computador, inicie-a e vá no menu File->Check URL, e no primeiro campo da tela que vai abrir digite o endereço completo do domínio da sua loja, conforme exemplo abaixo:

http://www.meudominio.com.br
Ou
http://www.meudominio.com.br/loja (caso a loja esteja em uma pasta).

Depois clique no botão OK, agora é só aguardar o resultado e fazer as correções. Note que a ferramenta tem várias opções, explore-as para obter um melhor resultado.

8º Verifique se seu domínio não foi listado como infectado com malwares ou fonte de spam:

Muitas lojas recebem uma terrível classificação de buscadores como o Google, entre outros, de que estão contaminadas com malwares e são perigosas, ou estão em listas negras de disseminadores de spam.

Sua loja pode ser classificada como infectada com malware, por culpa de seu servidor de hospedagem, ou por ter instalado temas e/ou extensões piratas que podem está contaminados com malwares.

Sua loja pode ser classificada como fonte de spam caso você tenha feito um envio em massa de newsletter (informativo) sem autorização dos destinatários, ou caso você tenha recebido um IP que já esteja marcado como fonte de SPAM.

Uma ótima ferramenta para analisar ambos os casos é o Web Inspector da Comodo, que realiza o serviço de forma online e gratuita, verificando se em sua loja existem malwares, e se você está na lista negra de spam, segue o link para a página do serviço:
http://app.webinspector.com/

Após abrir a página, digite a url completa de sua loja, marque a opção “Check unresolved domain through the blacklists.” e clique no botão START THE SCAN, agora é só aguardar o resultado.

9º Utilize as ferramentas para webmaster do Google:

Não há melhor maneira de saber se o google está indexando corretamente as suas páginas, do que utilizando a ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google, segue o link:
https://www.google.com/webmasters/tools/
A ferramenta tem muitas funções úteis, e com certeza vai lhe ajudar a entender melhor o porque de suas páginas não estarem sendo indexadas corretamente.

10º Monitore o tempo online de sua loja:

Os buscadores como o Google costumam penalizar sites que ficam constantemente fora do ar, e essa penalização com certeza vai fazer com que você não apareça bem posicionado nos resultados da busca.

Além dos problemas com o posicionamento nos resultados da busca, a ideia de se ter uma loja online vem sempre acompanhada da maravilhosa possibilidade de se poder fazer vendas 24 horas por dia nos 7 dias da semana, porém, a escolha de uma hospedagem de qualidade que tenha um suporte imediato e eficiente, são cruciais para que isso realmente aconteça, e caso não aconteça, os prejuízos são no mínimo trágicos para o seu faturamento, pois se a sua loja ficar fora do ar, seja por qualquer motivo, vai lhe acarretar uma menor quantidade de visitas de clientes e logo diminuição nas vendas, fora que se ao acessar a sua loja, o provável novo cliente se deparar com ela fora do ar, isso causará no mínimo dúvidas sobre a confiabilidade de sua loja.

Resumindo, o prejuízo de se ter uma hospedagem que não atenda as necessidades de uma loja são realmente sérios, por isso, o ideal é monitorar por sua conta a sua loja. Para fazer isso, há uma infinidade de serviços online gratuitos e pagos que oferecem avisos de site fora do ar ou com mensagens de erro, sendo que esses avisos (dependendo do serviço escolhido), podem ser por SMS, E-mail ou mesmo App para celulares, além de serem oferecidos relatórios e gráficos das quantidades de vezes que sua loja ficou fora do ar, o que permitirá comprovar se realmente sua hospedagem fica 100% ou 99,9% do tempo online.

Segue o link de alguns serviços gratuitos e pagos para monitoramento de sua loja:
http://pingdom.com/ (O mais conhecido dos pagos)
http://nodeping.com/ (O mais confiável dos pagos, e com melhor custo x benefício)
http://binarycanary.com/ (Pago, mas tem uma versão free de boa qualidade)
http://uptimerobot.com/ (Gratuito, simples e eficiente, além de ter app para android e iphone)

Recomendo que teste mais de um, mas fique utilizando no máximo dois.

Considerações:

Espero que tenham gostado e que estas informações sejam úteis.

Dúvidas:

Caso ainda tenha dúvidas, pesquise no fórum OpenCart Brasil.