0
media

Personalizando o cadastro de clientes no OpenCart

Versão do OpenCart compatíveis com este tutorial:

OpenCart 2.0.3.1 ou superior

OpenCart 3.0.1.1 ou superior

Introdução:

Personalizar o cadastro de clientes do OpenCart é um processo simples, por isso, neste tutorial vou ensinar de forma prática como cadastrar novos campos que serão exibidos no cadastro do cliente.

Importante:

Neste exemplo vamos cadastrar os campos CPF, Data de Nascimento, Sexo, Número e Complemento, que são essenciais no Brasil.

Vamos lá!

- Na versão 2.0.3.1 do OpenCart:

Na administração da loja, acesse o menu VendasClientesPersonalizar cadastro, clique no botão Novo.

- A partir da versão 2.1.0.1 do OpenCart:

Na administração da loja, acesse o menu ClientesPersonalizar cadastro, clique no botão Novo.

Preencha os campos conforme abaixo:

Nome do campo: Sexo
Localização: Conta
Tipo de campo: Menu de seleção
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 3

Clique no botão Adicionar campo personalizado, e preencha os campos conforme abaixo:

Texto do valor: Masculino
Posição: 1

Clique novamente no botão Adicionar campo personalizado, e preencha os campos conforme abaixo:

Texto do valor: Feminino
Posição: 2

Por último, clique no botão Salvar.

Clique novamente no botão Novo, e preencha os campos conforme abaixo:

Nome do campo: Data de nascimento
Localização: Conta
Tipo de campo: Texto em uma linha
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 4

Por último, clique no botão Salvar.

Clique novamente no botão Novo, e preencha os campos conforme abaixo:

Nome do campo: CPF
Localização: Conta
Tipo de campo: Texto em uma linha
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 5

Por último, clique no botão Salvar.

Clique novamente no botão Novo, e preencha os campos conforme abaixo:

Nome do campo: Número
Localização: Endereço
Tipo de campo: Texto em uma linha
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 2

Por último, clique no botão Salvar.

Clique novamente no botão Novo, e preencha os campos conforme abaixo:

Nome do campo: Complemento
Localização: Endereço
Tipo de campo: Texto em uma linha
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 3

Por último, clique no botão Salvar.

Pronto!

Os novos campos foram acrescentados no cadastro do cliente.


Importante:

Você pode cadastrar vários tipos de clientes, e vincular os campos extras conforme o tipo de clientes, por exemplo, se você cadastrar um tipo de cliente denominado Pessoa jurídica, você pode vincular neste tipo de cliente os campos: CNPJ, INSCRIÇÃO ESTADUAL e RAZÃO SOCIAL, logo, quando o cliente no momento do cadastro selecionar que é do tipo Pessoa jurídica, será exibido automaticamente no cadastro os campos ligados a Pessoa jurídica.

Após cadastrar os novos tipos de clientes, vá no menu ConfiguraçõesLojas, clique no botão Editar, clique na aba Opções, localize o campo Tipo de cliente, e marque os tipos de clientes que você cadastrou, depois clique no botão Salvar.

- Caso deseje exibir os campos personalizados nos dados do pedido, e-mail, etc, você deve utilizar a modificação gratuita abaixo:

https://www.opencartbrasil.com.br/extensoes/modificacoes/campos-personalizados-pedido-email-endereco-do-cliente


Observação:

O OpenCart valida somente se o campo personalizado está vazio, ou seja, não há validações mais completas que identifiquem se o campo de Data de nascimento foi preenchido no padrão de data correto, assim como se no campo Número há apenas números, ou se o CPF informado está no formato correto ou se é válido.

* A partir da versão 2.2.x do OpenCart, já será possível fazer uma validação básica dos campos, mas ainda pouco útil.

Caso deseje adquirir uma extensão de validação completa dos campos de cadastro do cliente, incluindo a obrigatoriedade do campo bairro, e máscaras de preenchimento e busca por CEP, clique no link abaixo:

https://www.opencartbrasil.com.br/extensoes/modulos/validacao-completa-cadastro-clientes-opencart


Dúvidas:

Caso ainda tenha dúvidas, pesquise em no fórum OpenCart Brasil.