Instalando a tradução português do Brasil no OpenCart
Versões do OpenCart compatíveis com este tutorial:
OpenCart 2.0.3.1 ou superior
OpenCart 3.0.1.1 ou superior
Instalação para as versões 3.x do OpenCart:Nas versões 3.0.x do OpenCart, a extensão pode ser instalada através do instalador de extensões do OpenCart, ou através do Marketplace dentro do OpenCart, em ambos os casos, após a instalação do arquivo "traducao.ocmod.zip", você deve seguir os seguintes passos para configurar a extensão, pois o processo automatizado foi removido para atender aos padrões do OpenCart 3.0.x:
1º Na administração da loja, vá no menu System→Localisation→Languages, clique no botão "Add New", e preencha o formulário conforme abaixo:
- Language Name: Português
- Code: pt-br
- Locale: pt-BR,pt_BR.UTF-8,pt_BR,pt-br,portuguese
- Status: Enable
- Sort Order: 1
Depois clique no botão "Save".
2º Na administração da loja, vá no menu System→Settings, clique no botão "Edit", clique na aba "Local", nos campos "Language" e "Administration Language" selecione "Português", e clique no botão "Save".
Instalação para as versões 2.x do OpenCart:
A partir da versão 2.0.x do OpenCart, automatizamos o processo de configuração da tradução aproveitando recursos nativos do OpenCart, que executam as seguintes tarefas no momento da instalação da tradução:
- Cadastrar automaticamente o idioma português do Brasil;
- Configurar o idioma português do Brasil como padrão da loja e administração;
- Cadastrar automaticamente a moeda Real;
- Configurar a moeda Real como moeda padrão da loja;
- Desativar a atualização do valor da moeda;
- Configurar o país Brasil para que o campo CEP seja obrigatório.
Vamos lá!
1º Clique no link abaixo, e faça o download do pacote de tradução compatível com a versão de sua loja:
https://www.opencartbrasil.com.br/download
3º Acesse o menu Extensions→Extension Installer (Extensões→Instalador), clique no botão Upload e selecione o arquivo 'traducao.ocmod.zip' (que você baixou no link citado anteriormente), e aguarde a conclusão da instalação automática.
Caso já tenha instalado outra tradução ou esteja atualizando sua atual tradução, o instalador lhe mostrará os arquivos que serão substituídos no campo Files that will be overwritten (Arquivos que serão substituídos), neste caso, clique no botão Continue (Continuar), e aguarde a conclusão da instalação.
Pronto! Sua loja está traduzida.
Caso tenha dúvidas, no vídeo abaixo você acompanhará a instalação da tradução no OpenCart.
Importante: Ative a legenda do vídeo para visualizar as instruções de instalação.
Importante:
Lembre-se que este pacote traduz tudo que é possível via arquivos de tradução nativos do OpenCart, e para uma completa tradução de termos e configurações do banco de dados, você deve ler o seguinte tutorial:https://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/configurando-opencart/
Observação:
Caso esteja tendo dificuldades ao utilizar o instalador de extensões do OpenCart por causa das configurações de FTP, utilize a modificação abaixo que cria a possibilidade de utilizar o instalador do OpenCart sem a necessidade do FTP:
https://github.com/opencartbrasil/instalador-sem-ftp
Após ler o tutorial no link acima e baixar a modificação Instalador sem FTP, no vídeo abaixo você acompanhará a instalação da modificação no OpenCart.
Importante: Ative a legenda do vídeo para visualizar as instruções de instalação.
FAQ - Perguntas e Respostas:
Dúvida: Mesmo seguindo os passos acima, não estou conseguindo enviar o arquivo traducao.ocmod.zip, o que pode está acontecendo?
Resposta: Tente instalar outra extensão qualquer, só para verificar se as configurações do instalador estão funcionando corretamente, se não conseguir instalar outra extensão, reveja as configurações de FTP ou utilize a extensão Instalador sem FTP que foi mencionada neste tutorial.
Dúvida: Ao enviar o arquivo traducao.ocmod.zip através do instalador da loja, recebo o erro 500 em uma janela de alerta, porém, outras extensões instalam normalmente, o que pode está acontecendo?
Resposta: Provavelmente o seu servidor de hospedagem está configurado para limitar o tamanho dos arquivos enviados por upload, solicite ao suporte da sua hospedagem que aumentem as configurações do upload para pelo menos 1000kb, outra possibilidade e que sua hospedagem esteja utilizando o ModSecurity, neste caso, desative o ModSecurity para que sua loja funcione corretamente, depois solicite ao suporte de sua hospedagem que verifique o porque do ModSecurity está barrando uploads do OpenCart.
Dúvidas:
Caso ainda tenha dúvidas, pesquise no fórum OpenCart Brasil.