0
media

Atualizando o OpenCart

Versões do OpenCart compatíveis com este tutorial:

OpenCart 2.x

Requisitos para este tutorial:

Conhecimento em FTP, backup de arquivos e backup do banco de dados.

Introdução:

Este pequeno guia possui passos básicos para orientar sobre o processo de atualização do OpenCart 2.x para as últimas versões 2.x.

Recomenda-se executar os passos abaixo em uma cópia atual da loja, conectada a uma cópia atual do banco de dados, assim haverá tempo para solucionar os problemas que ocorrerem durante o processo de atualização.


Vamos lá!

1º Preparação:

- Certifique-se que seu tema, extensões e modificações, são compatíveis com a versão do OpenCart para qual você irá atualizar.

- Faça um backup de todos os arquivos e pastas de sua loja via FTP ou CPanel e guarde-os em um lugar seguro.

- Faça um backup completo de seu banco de dados via o PHPMyAdmin ou o gerenciador de banco de dados oferecido por sua hospedagem, e guarde-o em um lugar seguro.

- Desinstale todas as extensões através da administração da loja, para prevenir problemas de incompatibilidade.

- Desinstale todas as modificações em OCMod através da administração da loja, para prevenir problemas de incompatibilidade.

- Delete todos os arquivos de modificações em vQmod que estão no diretório /vqmod/xml/, com exceção do arquivivo vqmod_opencart.xml, para prevenir problemas de incompatibilidade.

- Modifique o tema da loja para o tema Default (Padrão) através da administração da loja, para prevenir problemas de incompatibilidade.


Importante:

Se você fez alterações diretamente no código de arquivos padrões do OpenCart, como em arquivos PHP,  TPL, CSS ou JS, muito provavelmente estas modificações vão ser perdidas, e terão que ser refeitas, por isso, os backups feitos anteriormente são de extrema importância, e sempre leve em consideração a utilização do OCMod ao invés do vQmod para fazer as modificações que você deseja, pois o OCMod é nativo do OpenCart, já o vQmod tem que ser instalado.


2º Backup dos arquivos de configuração:

É necessário fazer o backup de dois arquivos que são extremamente necessários para a sua atualização do banco de dados, são eles:

config.php
admin/config.php

Faça uma cópia de ambos os arquivos para o seu computador, mantendo a estrutura atual de pastas citada acima para não sobrescrevê-los, pois eles tem nomes iguais. É nestes arquivos que estão as configurações para conexão com seu banco de dados e caminhos para os diretórios do OpenCart.


3º Upload dos arquivos da última versão:

- Faça o download da versão mais atual do OpenCart:
http://www.opencartbrasil.com.br/download

- Descompacte o arquivo completo da versão atualizada do OpenCart que você baixou no link acima em seu computador, e faça o upload deles para sua loja, sobrescrevendo os antigos arquivos pelos novos, e acrescentando os novos arquivos e pastas da nova versão, você pode fazer este processo utilizando o ftp, ou enviando o arquivo zipado e o descompactando, caso você utilize o Gerenciador de Arquivos do CPanel de sua hospedagem ou mesmo qualquer outro gerenciador de arquivos de sua hospedagem.

Importante:

Não sobrescreva os arquivos da pasta install (caso ela ainda esteja lá), delete esta pasta e todo o seu conteúdo e faça o upload da nova pasta install da versão atualizada.

Cuidado:

Não delete os arquivos da antiga versão, principalmente os da pasta image, nos testes de atualização, não houve nenhum problema em somente sobrescrevê-los com os arquivos da nova versão, pois, caso você delete, provavelmente poderão ocorrer problemas ao exibir a loja pela falta de arquivos das extensões que estão registradas em seu banco de dados, fora o fato que você apagará suas imagens que ficam localizadas na pasta image no diretório raiz de instalação do OpenCart.


4º Upload dos arquivos de configurações:

Depois do upload dos novos arquivos, devolva os arquivos de configuração que você fez backup no 2º passo, respeitando a estrutura de pastas originais.


5º Atualização do banco de dados:

Aviso:

Antes de executar a atualização do banco de dados, acesse a pasta:
system/storage/modification
E apague todo o conteúdo dentro dela com exceção do arquivo index.html

Chegou a hora de atualizar sua atual base de dados, e para isso vamos utilizar um serviço que vem junto com o pacote OpenCart, que é a atualização do banco de dados automática.
Para utilizá-lo acesse o link:
http://www.sualoja.com.br/install/
* Lembrando que você deve alterar o sualoja.com.br para o domínio de sua loja.

Você verá a tela para realização do upgrade, localize e clique no botão UPGRADE ou CONTINUE,  e aguarde a conclusão da atualização do seu banco de dados.
Se ocorrer algum erro durante o upgrade, clique novamente no botão UPGRADE ou CONTINUE, e aguarde a conclusão da atualização do seu banco de dados.

Importante:

Após o processo de upgrade, delete a pasta install do diretório do OpenCart, pois ela não terá mais utilidade e o sistema ficará avisando que ela ainda está lá.


6º Atualizando o pacote de tradução:

Segue o link para o tutorial de instalação da tradução:
http://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/instalando-traducao-opencart


7º Configurações iniciais:

Acesse a administração da loja e vá no menu ConfiguraçõesLojas, clique no botão Editar, e verifique se tudo está conforme o esperado, depois clique no botão Salvar, depois vá no menu ConfiguraçõesUsuáriosGrupo de Usuários, e edite cada grupo de usuários, e refaça as permissões, pois novos recursos precisam de novas permissões, assim as novas configurações serão carregadas e você não terá problemas no funcionamento das configurações de sua versão atualizada.


8º Instalando as extensões:

Instale as extensões uma de cada vez, após cada instalação, teste se tudo está funcionando na loja e na administração conforme o esperado, assim caso haja algum problema, você poderá contactar o desenvolvedor da extensão e notificar o problema.

Importante:

Nas atualizações do OpenCart para versões maiores que a 2.3, o diretório de extensões sofreu uma alteração, logo, será necessário que você exclua as pastas abaixo com todos os arquivos que estiverem dentro, para não ter problemas após a atualização:

admin/controller/analytics
admin/controller/captcha
admin/controller/dashboard
admin/controller/feed
admin/controller/fraud
admin/controller/module
admin/controller/openbay
admin/controller/payment
admin/controller/shipping
admin/controller/theme
admin/controller/total

admin/model/feed
admin/model/fraud
admin/model/module
admin/model/openbay
admin/model/payment

catalog/controller/analytics
catalog/controller/captcha
catalog/controller/credit_card
catalog/controller/feed
catalog/controller/module
catalog/controller/openbay
catalog/controller/payment
catalog/controller/recurring
catalog/controller/total

catalog/model/feed
catalog/model/fraude
catalog/model/module
catalog/model/openbay
catalog/model/payment
catalog/model/shipping
catalog/model/total


9º Instalando as modificações em OCMod:

Instale as modificações uma de cada vez, após cada instalação, teste se tudo está funcionando na loja e na administração conforme o esperado, assim caso haja algum problema, você poderá contactar o desenvolvedor da modificação e notificar o problema.


10º Instalando as modificações em vQmod:

Caso você tenha modificações em vQmod, será necessário primeiro reinstalar o vQmod, segue o link para o informações e download:
http://www.opencartbrasil.com.br/artigos/conheca-vqmod

Após a instalação do vQmod, instale as modificações em vQmod uma de cada vez, após cada instalação, teste se tudo está funcionando na loja e na administração conforme o esperado, assim caso haja algum problema, você poderá contactar o desenvolvedor do vQmod e notificar o problema.


11º Instalando e ativando o tema:

Caso esteja utilizando um tema, instale novamente o tema e o ative através das configurações da loja, lembrando que o tema deve ser compatível com a versão atualizada do seu OpenCart:
http://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/instalando-temas-opencart


12º Checklist de funcionamento da loja:

Após tudo instalado e configurado, execute os testes básicos abaixo, para ter certeza que sua loja está funcionando corretamente:

- Na loja, verifique se nos departamentos da loja estão exibindo os produtos, depois verifique se os detalhes do produto estão sendo exibidos.
- Na loja, teste a busca por produtos, teste a comparação de produtos.
- Na loja, cadastre um novo cliente, depois acesse a conta do cliente, edite os dados do cliente, edite os dados de endereço, e adicione um novo endereço.
- Na loja, utilizando o cliente que você acabou de cadastrar, adicione um ou mais produtos na sua Lista de desejos, depois visualize sua Lista de desejos.
- Na loja, utilizando o cliente que você acabou de cadastrar, adicione dois produtos diferentes no carrinho, visualize o carrinho de compras, exclua um dos dois produto e modifique a quantidade do outro produto, simule o frete, depois finalize o pedido.
- Na loja, acesse a conta do cliente e visualize os dados do pedido, tente fazer uma devolução de um produto.
- Na loja, faça novos pedidos quantas vezes forem necessárias para testar o funcionamento de cada forma de pagamento e frete.
- Na loja, desconecte da conta do cliente.
- Na loja, adicione dois produtos diferentes no carrinho, visualize o carrinho de compras, exclua um dos dois produto e modifique a quantidade do outro produto, simule o frete, depois finalize o pedido, faça o cadastro do novo cliente durante a finalização do pedido e conclua o pedido.
- Na loja, desconecte da conta do cliente.
- Na loja, adicione um ou mais produtos no carrinho, depois finalize o pedido, faça o login com um dos clientes que você cadastrou anteriormente e conclua o pedido.
- Na administração, verifique se você consegue visualizar e editar os departamentos.
- Na administração, verifique se você consegue visualizar e editar os produtos, modificar as imagens e enviar/excluir imagens pelo gerenciador de arquivos.
- Na administração, verifique se você consegue visualizar e editar os clientes.
- Na administração, verifique se você consegue visualizar e editar os pedidos.
- Na administração, verifique se você consegue adicionar um histórico nos pedidos.


Pronto!

Se tudo funcionar, sua loja foi atualizada com sucesso.


Considerações:

Não é possível atualizar as versões 1.5.x para 2.x automaticamente.

É possível fazer o upgrade das versões 2.3.0.2 para OpenCart 3.x.


Dúvidas:

Caso ainda tenha dúvidas, pesquise no fórum OpenCart Brasil.