0
media

Configurando o recurso multilojas do OpenCart

Versão do OpenCart utilizada neste tutorial:

OpenCart 2.0.3.1 ou superior

Requisitos para este tutorial:

cPanel como gerenciador da hospedagem.
Tradução português do Brasil do OpenCart instalada.
OpenCart configurado.
URLs Amigáveis habilitadas.
Ler completamente este tutorial.

Introdução:

O recurso multilojas do OpenCart permite que você administre várias lojas utilizando apenas uma instalação do OpenCart com um único banco de dados, ou seja, você poderá através da mesma administração controlar todos produtos, clientes e pedidos, de todas as suas lojas, e ainda escolher quais produtos serão exibidos em quais lojas, entre outras opções. Mas não para por ai, seu cliente também terá vantagens, como ter um único cadastro para comprar em todas as suas lojas.

O recurso multilojas não contempla suporte para múltiplos donos de loja, ou seja, apesar de você poder gerenciar várias lojas, você não poderá cadastrar um usuário administrativo para cada loja, pois o multilojas no OpenCart é para que um único dono administre várias lojas.

Observação:

Neste tutorial você irá aprender sobre como configurar o recurso multilojas do OpenCart utilizando o cPanel para o registro de domínios ou subdomínios, mas se a sua hospedagem não trabalha com cPanel, você deverá verificar como criar domínios e subdomínios em sua hospedagem.

Vamos lá!

Acesse o cPanel de sua hospedagem, e localize o grupo de serviços Domínios, e clique na opção Subdomínios conforme figura abaixo:


Na tela que se abrir, clique no campo Subdomínio e preencha com o nome do seu subdomínio conforme a figura abaixo, e lembre-se, esta será a URL de acesso a sua nova loja.


Clique agora no campo Raiz do Documento, você notará que o campo será automaticamente preenchido conforme figura abaixo.


Apesar do campo Raiz do Documento ter sido preenchido automaticamente, você terá que levar em consideração em que pasta foi instalado o seu OpenCart, pois se você instalou em uma pasta dentro de public_html (diretório raiz), você deve acrescentar depois do public_html o nome da pasta, ficando assim:
public_html/nome_da_pasta

Em resumo, no campo Raiz do Documento, você deve colocar o caminho exato do diretório em que está os arquivos e pasta do seu OpenCart.

No nosso exemplo, instalamos no diretório raiz de nossa hospedagem, logo preenchemos com public_html

Agora clique no botão Criar, conforme a figura abaixo.


Observação:

Para cada nova loja cadastrada, você terá que criar um novo domínio ou subdomínio, porém, sempre colocando a mesma informação no campo Raiz do Documento, conforme a orientação citada anteriormente.

Importante:

Em algumas hospedagens, depois que você cadastra um domínio ou subdomínio, ele já fica disponível para uso automaticamente, em outras hospedagens, ele demora até 30 minutos para ficar disponível ou precisam de autorização, neste caso, para ter certeza que o subdomínio cadastrado já está disponível, acesse-o em seu navegador, no caso, seguindo nosso exemplo, eu acessaria em meu navegador segundaloja.meudominio.com.br, se aparecer a sua loja atual, significa que ele já está funcionando, mas se der qualquer mensagem de erro, significa que ele ainda não está funcionando, logo, você deverá aguardar até que ele esteja funcionando para que você possa utilizá-lo, e se demorar mais que 30 minutos o ideal é entrar em contato com o suporte de sua hospedagem e solicitar orientações.

Acesse a administração da sua loja, e vá ao menu Configurações->Lojas, e clique no botão Novo, na tela de cadastro da nova loja, localize o campo URL da Loja, e nele coloque a url da nova loja, seguindo nosso exemplo, seria http://segundaloja.meudominio.com.br/, agora preencha o restante dos dados de sua segunda loja; repare que na nova loja você poderá colocar um novo nome, informações de contato diferentes, logo diferente, assim como um tema diferente, ou seja, você poderá deixá-la completamente diferente da loja principal; quando terminar de preencher clique no botão Salvar.

* Observe se o no campo Layout padrão, está selecionado a opção Default (Padrão), se não estiver selecione-a.

* Após salva as configurações, você verá mais uma loja cadastrada.


Após o cadastro da nova loja, no cadastro de produtos, você deve localizar o campo Loja, e nele marcar em quais lojas o produto será exibido, o mesmo para departamentos, conforme a figura abaixo:


Acesse o menu Configurações->Design->Layouts, e clique no botão Editar, nos seguintes cadastros:

Home (Principal),
Category (Departamentos),
Product (Produtos).

Nas configurações dos layouts citados, clique no botão Adicionar rota, e preencha os campos Loja e Rota conforme o exemplo abaixo:

Home (Principal):
– Loja:
Segunda Loja
– Rota: 
common/home

Category (Departamentos):
– Loja: Segunda Loja
– Rota:
product/category

Product (Produtos):
– Loja: Segunda Loja
– Rota:
product/product

E a cada edição de layout grave as alterações clicando no botão Salvar.

Este procedimento é necessário para que os módulos sejam exibidos tanto na loja principal quanto na nova loja, e deve ser repetido para cada nova loja cadastrada.

Pronto!

Sua nova loja já está configurada e já pode ser administrada através de um único painel de administração do OpenCart, sendo que, caso você deseje cadastrar mais lojas, basta criar novos domínios ou subdomínios, e cadastrar as novas lojas.

Dúvidas:

Caso ainda tenha dúvidas, pesquise no fórum OpenCart Brasil.