0
media

Configurando o OpenCart

Versão do OpenCart utilizada neste tutorial:

OpenCart 2.0.3.1 ou superior

Requisitos para este tutorial:

http://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/instalando-traducao-opencart

Introdução:

Este pequeno guia foi criado com a intenção de auxiliar os novos usuários do OpenCart sobre as configurações inicias da loja.

Importante:

Este guia foi escrito seguindo a seguinte estrutura:

MENU->OPÇÃO DO MENU

– SUBMENU

CAMPO: Selecionar ou digitar no campo.

Vamos lá!

1º Configurações ->Dados auxiliares:

– Situações de estoque: Clicar no botão Editar.

2 a 3 Dias (2 - 3 Days)
Em Estoque (In Stock)
Esgotado (Out Of Stock)
Orçamento (Pre-Order)

Estas situações são utilizadas para indicar a situação do produto quando seu cliente o visualiza na sua loja.

– Situações de pedidos: Clicar no botão Editar.

Aguardando Pagamento (Pending)
Anulado (Voided)
Cancelado (Canceled)
Cancelado pela Operadora (Chargeback)
Cancelamento Revertido (Canceled Reversal)
Completo (Complete)
Despachado (Shipped)
Entregue (Delivered)
Enviado (Sent)
Estornado (Reversed)
Expirado (Expired)
Não Aprovado (Failed)
Negado (Denied)
Pagamento Confirmado (Payment Confirmed)
Processando (Processing)
Processado (Processed)
Reembolsado (Refunded)

Estas são as situações dos pedidos utilizadas para informar ao seu cliente sobre o andamento do pedido dele.

– Devoluções->Situações: Clicar no botão Editar.

Aguardando Produtos (Awaiting Products)
Completa (Complete)
Pendente (Pending)

– Devoluções->Ações: Clicar no botão Editar.

Crédito Emitido (Credit Issued)
Reembolsado (Refunded)
Envio de Substituição (Replacement Sent)

– Devoluções->Motivos: Clicar no botão Editar.

Chegou quebrado (Dead On Arrival)
Defeito, forneça detalhes (Faulty, please supply details)
Erro no pedido (Order Error)
Outros, forneça detalhes (Other, please supply details)
Produto trocado (Received Wrong Item)

– Regiões geográficas: Clicar no botão Novo.

Nome da região geográfica: Brasil
Descrição: Todo o Brasil
– Clique no botão Adicionar região geográfica –
País: Selecione Brasil
Estado: Selecione Todas as regiões

Repare que criamos uma região geográfica para todo o Brasil, mas nada impede que você crie regiões por estado, ou estados de uma região como a região norte. Depois de cadastrar a região geográfica você pode excluir as outras regiões geográficas, desde que as mesmas não estejam vinculadas a tipos de impostos.

– Impostos->Tipos: Clicar no botão Novo.

Tipo de imposto: ICMS
Valor: 17.0000
Cálculo: Percentual
Tipo de cliente: Selecione os tipos de cliente ao qual os impostos serão aplicados
Região geográfica: Brasil

Você não é obrigado a cadastrar os tipos de impostos se você não for trabalhar com impostos, mas o exemplo acima serve para que você entenda como você pode cadastrar um tipo de imposto, que fará parte de um grupo de impostos, que por sua vez estará vinculado a um produto. Depois de cadastrar o tipo de imposto, você pode excluir os outros tipos de impostos, desde que os mesmos não estejam vinculados a grupos de impostos já cadastrados.

– Impostos->Grupos: Clicar no botão Novo.

Grupo de Impostos: Impostos do Brasil
Descrição: Impostos para todo o Brasil
– Clique no botão Adicionar regra –
Tipo de Imposto: ICMS
Calcular a partir do: Endereço de entrega
Prioridade: 1

Você não é obrigado a cadastrar os grupos de impostos se você não for trabalhar com impostos, mas o exemplo acima serve para que você entenda como você pode criar um grupo de impostos com um ou mais tipos de impostos, com o objetivo de vincular a um ou mais produtos, aplicando assim os impostos no preço final do produto. Depois de cadastrar o grupo de impostos, você pode excluir os outros grupos de impostos, desde que os mesmos não estejam vinculados a produtos já cadastrados.

– Unidades de  medidas: Clicar no botão Editar.

Centímetro (Centimeter)
Milímetro (Millimeter)
Polegada (Inch)

São as descrições das unidades de medidas utilizadas no cadastro de produtos.

– Unidades de pesos: Clicar no botão Editar.

Grama (Gram)
Quilograma (Kilogram)
Libra (Pound)
Onça (Ounce)

São as descrições das unidades de pesos utilizadas no cadastro de produtos.

2º Catálogo->Produtos:

Exclua os produtos que vem por padrão, e cadastre os seus produtos, sendo de extrema importância preencher o cadastrocom o maior número de informações possíveis, inclusive foto, pois quanto mais informações mais seguro o cliente fica na hora da compra.

3º Catálogo->Departamentos:

Exclua os departamentos que vem por padrão, e cadastre os que você vai utilizar.

4º Catálogo->Atributos->Grupos de atributos:

Exclua os grupos de atributos que vem por padrão, e cadastre os que você vai utilizar, sendo que os grupos de atributos são utilizados para organizar os atributos na composição dos dados do produto, e também são muito úteis quando seu cliente for utilizar a comparação de produtos da loja.

Catálogo->Atributos->Atributos:

Exclua os atributos que vem por padrão, e cadastre os que você vai utilizar, sendo que os atributos são utilizados na composição dos dados do produto, e também são muito úteis quando seu cliente for utilizar a comparação de produtos da loja.

Catálogo->Opções:

Exclua as opções que vem por padrão, e cadastre as que você vai utilizar em seus produtos, sendo que as opções dão a possibilidade de acrescentar opções adicionais ao produto.

7º Catálogo->Marcas:

Exclua as marcas que vem por padrão, e cadastre as que você vai trabalhar.

8º Catálogo->Comentários:

Neste link ficam os comentários feitos pelos clientes nos produtos comercializados na loja, se houver comentários os exclua.

9º Catálogo->Páginas de informações: Clicar no botão Editar.

Informações de Entrega (Delivery Information)
Política de Privacidade (Privacy Policy)
Sobre (About Us)
Termos e Condições (Terms & Conditions)

Note que estes são apenas os títulos das páginas, você deve preencher o conteúdo com informações resumidas e de relevância, e se estiver utilizando vários idiomas, você deve preencher as informações para cada idioma. Lembre-se que você pode criar novas páginas.

Importante: É possível você indicar se você deseja que a página de informação seja exibida ou não no rodapé da loja, clicando na aba Dados, e marcando o campo “Exibir no Rodapé”.

10º Extensões->Módulos:

É onde você instala e desinstala alguns recursos da sua loja.

11º Extensões->Fretes:

Instale e configure os serviços de transporte que você vai utilizar, e desinstale os que não vai utilizar.

12º Extensões->Pagamentos:

Instale e configure as formas de pagamento que você vai utilizar, e desinstale as que não vai utilizar.

13º Extensões->Total do pedido:

Desabilite as extensões que você não vai utilizar no fechamento do pedido de seus clientes como o Cupom por exemplo.

14º Extensões->Alimentadores:

É possível fazer alguns trabalhos de SEO habilitando os serviços Google Sitemap para que a sua loja gere o arquivo de links no formato Sitemap (um xml).
Também é possível habilitar a interação com o Google Merchante Center, bastar clicar em instalar e mudar a situação para Habilitado.

15º Clientes->Tipos de cliente: Clicar no botão Editar.

Varejo (Default)

No cadastro do produto uma vez que você tem dois tipos de clientes, você pode definir o valor do produto a ser comercializado por tipo de cliente , ou seja, praticar um preço para varejo e outro para atacado por exemplo. Por padrão o OpenCart não dá a opção de o cliente escolher em qual tipo de cliente ele pertencerá, para que seja dado a possibilidade do cliente escolher, acesse o menu Configurações->Lojas, clique no botão Editar, clique na aba Opções, e localize o campo Tipo de cliente, e marque os tipos de clientes que o cliente poderá escolher, depois clique no botão Salvar.

16º Marketing->Cupons:

Selecione todos os cupons e clique no botão Excluir, depois você pode cadastrar os cupons que você desejar trabalhar com seus clientes.

17º Vendas->Vale presentes->Temas: Clicar no botão Editar.

Aniversário (Birthday)
Natal (Christmas)
Geral (General)

Repare que você pode alterar as imagens dos temas apenas clicando nelas, e selecionando a nova imagem no Gerenciador de Arquivos.

18º Configurações->Design->Layouts: Clicar no botão Editar.

Atenção: Altere somente o conteúdo do campo “Layout:

Conta (Account)
Afiliados (Affiliate)
Departamentos (Category)
Finalizar Pedido (Checkout)
Contate-nos (Contact)
Padrão (Default)
Principal (Home)
Páginas de Informações (Information)
Fabricantes (Manufacturer)
Produtos (Product)
Mapa do Site (Sitemap)

Estes layouts serão utilizados na configuração dos módulos, para que você indique onde quer que os módulos sejam exibidos.

19º Configurações->Usuários->Grupos de usuários: Clicar no botão Editar.

Demonstração (Demonstration)
Administrador (Top Administrator)

Repare que estes são apenas os títulos dos grupos, logo abaixo há as permissões que cada grupo poder utilizar, lembre-se de sempre verificar se tudo esta marcado no grupo administrador, pois se você desmarcar algum campo você pode ter problemas para acessar novamente sua loja. Quando você cadastra um usuário, você deve vinculá-lo a um grupo.

20º Configurações->Lojas:

Aba Geral: Configure as informações de sua loja.
Aba Loja: Configure mais informações sobre sua loja e o tema a ser utilizado.
Aba Localização: Configure o idioma e a moeda.
Aba Opções: Várias configurações comentadas que você deve analisar e modificar caso haja necessidade.
Aba Imagens: Logo da loja, favicon e tamanho das imagens exibidas na loja.
Aba E-mail: Configurações do serviço de e-mail.
Aba Servidor: Entre as configurações, você pode colocar a loja em modo de manutenção, ativar SSL e Urls Amigáveis, etc.

21º Ferramentas->Backup/Restauração:

É muito importante depois de configurar toda a sua loja fazer um backup de todos os dados só para garantir a segurança dos dados.

22º Configurar oe-mail e avisos:

Segue o link para o tutorial sobre esse assunto:
http://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/configurando-servico-email/

23º Proteja a sua loja:

Segue o link para o tutorial sobre esse assunto:
http://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/protegendo-loja-opencart/

24º Práticas de SEO:

Segue o link para o tutorial sobre esse assunto:
http://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/praticas-seo-opencart/

Dúvidas:

Caso ainda tenha dúvidas, pesquise no fórum OpenCart Brasil.