0
media

Reduzindo o abandono de carrinho utilizando o frete

Você sabia que um dos grandes responsáveis pelo abandono de carrinhos é o frete?

Na 38ª edição do WEBSHOPPERS realizado pela Ebit, e na última edição E-commerce Radar realizado pela Neoatlas, ambas referentes ao 1º semestre de 2018, é indicado que o frete é um dos maiores responsáveis pela aumento nas vendas.

Isso significa que você pode está simplesmente recebendo muitas visitas mas tendo baixa conversão, por causa do frete que você está oferecendo para o cliente.

E há algo mais grave, que é o cliente não está conseguindo receber uma cotação de frete em tempo hábil, ou seja:

Se o cliente não conseguir realizar a cotação do frete, será uma venda 100% perdida.

Quando o cliente chega na loja online e se interessa por um produto, sem dúvidas a primeira coisa que ele fará é realizar uma cotação de frete, e neste momento é muito importante que o lojista entenda o caminho do cliente para finalizar o pedido, que acontece nos seguintes passos:

O cliente irá procurar na página de detalhes do produto onde ele poderá cotar o frete:

- Para o cliente facilidade é tudo, então ofereça na página de detalhes do produto uma maneira fácil do cliente realizar a cotação do frete.

O cliente espera que o cálculo do frete seja visualizado rapidamente:

- Nenhum cliente deseja adicionar o CEP para realizar a cotação, e ficar mais que 5 segundos esperando o resultado da cotação do frete.

O cliente espera que o valor e prazo do frete sejam compatíveis com sua realidade:

- O cliente espera visualizar uma proposta de frete com preços e prazos de entrega aceitáveis.

É muito importante não frustar o cliente justamente na etapa do cálculo de frete.

Como posso facilitar o cálculo do frete para o cliente?

 Ofereça na página de detalhes do produto um local para o cliente realizar a cotação do frete:

Para isso, utilize uma extensão como abaixo:

https://www.opencartbrasil.com.br/extensoes/modulos/modulo-cotacao-de-frete-no-produto

 Remova do carrinho informações desnecessárias como os campos país e estado:

Para isso, utilize uma extensão como abaixo:

https://www.opencartbrasil.com.br/extensoes/modificacoes/ocultar-pais-e-estado-no-calculo-de-frete-do-carrinho

 Ofereça mais de uma opção de frete para o cliente:

É essencial que você trabalhe com pelo menos 2 (duas) transportadoras, pois utilizar apenas os Correios é um grande erro, uma vez que o serviço dos Correios todos os meses passa por problemas de lentidão e fica offline por até 24 horas sem qualquer aviso prévio, fora que em muitas cidades os Correios não entregam no domicílio do cliente, ou demoram muito para entregar, o que pode causar inclusive processos para a loja.

Como escolho quais transportadoras devo utilizar?

A escolha das transportadoras pode ser feita analisando os pontos abaixo:

 Localidades que a transportadora realiza entregas.
 Cobra taxa caso o cliente não esteja no domicílio.
 O prazo de entrega é compatível com meu ramo.
 Valor do frete é compatível com meu ramo.
Possui um serviço de logística reversa.

Atenção: Você também deve utilizar um bom serviço de hospedagem, pois a cotação do frete em mais de uma transportadora pode causar lentidão ou falha na cotação do frete, ou seja, ter uma hospedagem de qualidade é requisito essencial.

Quais transportadoras posso utilizar no OpenCart?

Segue o link com várias extensões de frete que você pode utilizar em sua loja OpenCart:

https://www.opencartbrasil.com.br/extensoes/fretes

Importante: Quanto mais transportadoras estiverem integradas em sua loja, melhor deve ser o seu serviço de hospedagem.

Há outra opção para integrar várias transportadoras no OpenCart sem sobrecarregar a hospedagem?

Sim, neste caso você deve utilizar um gateway de fretes.

O que é um gateway de fretes?

O gateway de fretes é uma ferramenta online que faz a ponte entre lojas virtuais e as transportadoras.

Qual gateway de fretes devo utilizar?

Frenet é um gateway de frete preparado para eliminar os obstáculos no cálculo de fretes, e possui recursos para criar regras de frete, e otimizar o tempo que o cliente irá esperar para visualizar a cotação de frete na loja, poupando sua hospedagem mesmo nos casos em que houver centenas de clientes realizando cotações de frete ao mesmo tempo, ou quando o serviço das transportadoras como os Correios ou JadLog estiver offline.

Assim seu foco será escolher as transportadoras com os melhores preços e prazos de entrega e ativá-las na Frenet, para que através das tabelas de alta disponibilidade você possa configurar os serviços de frete que devem funcionar mesmo quando a transportadoras estiverem offline, conforme explicado no vídeo abaixo:



Como faço para utilizar o serviço da Frenet?

Acesse o site da Frenet e contrate no mínimo o plano Padrão, para utilizar as tabelas de alta disponibilidade.

Há também um plano GRATUITO com até 5.000 cotações/mês mas sem tabelas de alta disponibilidade. 

Registre sua conta na Frenet clicando abaixo:

http://bit.ly/Frenet-OpenCart

Depois instale a extensão gratuita para OpenCart:

https://www.opencart.com/index.php?route=marketplace/extension/info&extension_id=26072

E utilizando o cupom abaixo, você receberá 50% de desconto na mensalidade (válido para os próximos 2 meses):

Cupom: OPEN50BLACK


Espero que tenham gostado!