0
media

Habilitando as urls amigáveis no OpenCart

Versão do OpenCart utilizada neste tutorial:

OpenCart 2.0.3.1 ou superior

Introdução:

Um recurso essencial existente no OpenCart, é o suporte a URLs amigáveis (URLs Rewriting), que nada mais é que deixar a URL mais amigável para buscadores e clientes.

Exemplo:

- Por padrão:
http://www.sualoja.com.br/index.php?route=product/product&product_id=10

- Com URLs Amigáveis:
http://www.sualoja.com.br/nome_do_seu_produto

Gostou da idéia? Então mãos a obra!

Para configurar é muito fácil, porém, antes de começar é importante modificar em sua loja online o nome do arquivo “htaccess.txt” para “.htaccess“ (este arquivo vem junto com o pacote zipado do OpenCart).

Importante:

Se você instalou sua loja OpenCart em uma pasta, ficando a url da sua loja por exemplo www.meudominio.com.br/loja, você deve editar o arquivo .htaccess com um editor de texto e localizar a linha:

RewriteBase /

E seguindo nosso exemplo mudar para:

RewriteBase /loja/

Salve a alteração no arquivo.

1ª observação: o termo loja deve ser substituído pelo nome da pasta onde você instalou o OpenCart, sendo que, se você não criou uma pasta para instalar o OpenCart, o procedimento de alteração na linha citada não é necessário.

2ª observação: Se você utiliza uma hospedagem Windows com servidor IIS, o procedimento citado anteriormente não funcionará, neste caso, você deve copiar o código abaixo e salvar em um arquivo com o nome “web.config” (o nome do arquivo é “web” e a extensão “config”), depois delete o arquivo htaccess.txt e no lugar dele coloque o web.config. Caso o procedimento citado não funcionar, solicite ao suporte de sua hospedagem, quais os procedimentos para converter o arquivo .htaccess para o formato compatível com o servidor IIS.

 <configuration>
<system.webServer>
<rewrite>
     <rules>
        <rule name="Main Rule" stopProcessing="true">
            <match url="^([^?]*)" />
            <conditions logicalGrouping="MatchAll">
                <add input="{REQUEST_FILENAME}" matchType="IsFile" negate="true" />
                <add input="{REQUEST_FILENAME}" matchType="IsDirectory" negate="true" />
            </conditions>
            <action type="Rewrite" url="index.php?_route_={R:1}" appendQueryString="true" />
        </rule>
    </rules>
</rewrite>
</system.webServer>
</configuration>

Vamos as configurações no OpenCart:

Acesse a administração de sua loja, vá no menu Configurações->Lojas, clique no botão Editar, localize a aba Servidor, e na opção Ativar URL amigável, marque a opção Sim e clique no botão Salvar.

Vá no menu Catálogos->Produtos, selecione um produto e clique em Editar, localize a aba Dados e a opção URL amigável, digite o nome do seu produto, mas lembre-se:
- Tudo tem que está minúsculo,
- Não utilize acentos,
- Não utilize “ç”,
- Não utilize sinais de pontuação,
- Não utilize espaço entre as palavras, para separar as palavras utilize “_” ou “-“
.

Depois clique em Salvar, e acesse a sua loja para fazer um teste clicando no link do produto que você editou, note que a URL mudou, ficou mais amigável.

Você deve fazer esse mesmo procedimento para todos os produtos.

Observação:

Se o procedimento citado acima não funcionou, verifique com o suporte de sua hospedagem se é permitido o uso de arquivos .htaccess.

Se você quiser aplicar este mesmo recurso no link de seus departamentos, basta acessar o menu Catálogos->Departamentos, selecione um departamento, clique em Editar, localize a aba Dados, e na opção URL amigável digite o nome do departamento seguindo as mesmas regras citadas anteriormente, depois clique no botão Salvar. Agora faça um teste em sua loja clicando no link do departamento, o link deve aparecer conforme o modelo abaixo:

http://www.sualoja.com.br/departamento

O mesmo pode ser aplicado nos links das páginas de informações e marcas.

http://www.sualoja.com.br/politica_privacidade

http://www.sualoja.com.br/marca

FAQ - Perguntas e Respostas:

Dúvida: Fiz a alteração no arquivo .htaccess e na loja conforme o tutorial, porém, mesmo assim não está funcionando, o que pode ser?
Resposta: Entre em contato com o suporte de sua hospedagem e solicite suporte deles, pois provavelmente o problema é com seu servidor de hospedagem.

Considerações:

Você pode habilitar o preenchimento automático da url amigável se utilizar a extensão abaixo:

http://www.opencartbrasil.com.br/extensoes/url-amigavel-automatica

Dúvidas:

Caso ainda tenha dúvidas, pesquise no fórum OpenCart Brasil.