0
media

Habilitando o Sitemap no OpenCart

Versão do OpenCart utilizada neste tutorial:

OpenCart 2.0.3.1 ou superior

Introdução:

Uma forma muito eficiente e rápida de fornecermos os links dos produtos de nossa loja ao buscador do Google é através do arquivo Sitemap, por isso, neste tutorial vou ensinar como disponibilizar o arquivo Sitemap do OpenCart, através de uma extensão nativa, para que ele seja utilizado em ferramentas como o Google Webmasters.

Importante:

Este tutorial não tem a finalidade de ensinar como adicionar o arquivo sitemap aos dados do buscador do Google, nem tão pouco explicar o conceito de sitemap ou vantagens e desvantagens de utilizar o recurso, pois há muito material sobre o assunto disponível na internet.

Vamos lá!

Acesse a administração de sua loja e vá ao menu Extensões->Alimentadores, localize o módulo Google Sitemap, clique no botão Instalar, depois clique botão Editar, no campo Situação, selecione a opção Habilitado, no campo URL, está o link para o seu Sitemap de sua loja, depois clique no botão Salvar.

Observação:

Para que a url do seu Sitemap funcione sem problemas, caso ainda não tenha feito, renomeie o arquivo htaccess.txt para .htaccess, lembrando que este procedimento só funciona em hospedagens Linux, se for Windows com IIS o procedimento é outro, para mais informações leia o tutorial abaixo:

http://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/habilitando-urls-amigaveis/

Pronto!

Sua loja já está pronta para ser integrada ao Google Webmasters utilizando o Sitemap.

Dúvidas:

Caso ainda tenha dúvidas, pesquise no fórum OpenCart Brasil.

Leituras Extras:

http://www.sitemaps.org/pt_BR/
http://www.google.com.br/webmasters/
http://support.google.com/webmasters/?hl=pt-BR