0
media

Personalizando os e-mail's enviados pelo OpenCart

Versão do OpenCart utilizada neste tutorial:

OpenCart 2.0.3.1 ou superior

Introdução:

Um assunto muito simples, porém, de vital importância para os donos de loja é o conteúdo dos e-mail’s automáticos enviados pela loja para os seus clientes, por isso, nesse tutorial vou dar dicas básicas de como alterar os textos do e-mail.

Vamos lá!

Para personalizar os textos dos e-mail’s enviados pelo OpenCart é muito simples, você precisará editar os arquivos de tradução que estão na pasta:
catalog/language/portuguese-br/mail/

Os arquivos que poderão ser alterados são:
affiliate.php (enviado quando o afiliado cria uma conta)
customer.php (enviado quando o cliente cria uma conta)
forgotten.php (enviado quando o cliente solicita a recuperação da senha)
order.php (enviado quando o cliente finaliza um pedido)
review.php (enviado quando o cliente cadastra um comentário/avaliação de produto)
voucher.php (enviado quando o cliente compra um vale presentes)

É muito importante que quando editar os arquivos acima, você edite somente os texto que estão no exemplo abaixo em negrito entre as aspas simples (') depois do sinal (=):

$_['text_new_received'] = 'Você recebeu um novo pedido.';

Outra coisa muito importante é não utilizar novamente dentro do conteúdo editado aspas simples (') ou duplas ("), se não vai ser exibido um erro.

Utilize preferencialmente o editor Notepad++ para editar os arquivos, pois ele mantém a codificação dos arquivos, que neste caso é UTF-8 (sem BOM).

Você também pode editar o layout do e-mail de confirmação do pedido, ou seja, o designer que o e-mail possui além dos textos, para isso você precisará ter conhecimentos básicos de HTML. Para fazer essa alteração, acesse a pasta catalog/view/theme/SEU_TEMA/template/mail/, e edite o arquivo order.tpl, utilizando o editor Notpad++.

Dúvidas:

Caso ainda tenha dúvidas, pesquise no fórum OpenCart Brasil.