0
media

Personalizando o cadastro de clientes no OpenCart

Versão do OpenCart utilizada neste tutorial:

OpenCart 2.0.3.1 ou superior

Introdução:

Personalizar o cadastro de clientes do OpenCart, é um processo simples, por isso, neste tutorial vou ensinar de forma prática, como cadastrar novos campos que serão exibidos no cadastro do cliente.

Importante:

Neste exemplo vamos cadastrar os campos CPF, Data de Nascimento, Sexo, Número e Complemento, .

Vamos lá!

Nesta versão, o antispam é um recurso habilitado exclusivamente através do serviço Google reCAPTCHA, para habitá-lo faça o seguinte: 

- Na versão 2.0.3.1 do OpenCart:

Na administração da loja, acesse o menu Vendas->Clientes->Personalizar cadastro, clique no botão Novo.

- A partir da versão 2.1.0.1 do OpenCart:

Na administração da loja, acesse o menu Clientes->Personalizar cadastro, clique no botão Novo.

Preencha os campos conforme abaixo:

Nome do campo: Sexo
Localização: Conta
Tipo de campo: Menu de seleção
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 3

Clique no botão Adicionar campo personalizado, e preencha os campos conforme abaixo:

Texto do valor: Masculino
Posição: 1

Clique novamente no botão Adicionar campo personalizado, e preencha os campos conforme abaixo:

Texto do valor: Feminino
Posição: 2

Por último, clique no botão Salvar.

Clique novamente no botão Novo, e preencha os campos conforme abaixo:

Nome do campo: Data de nascimento
Localização: Conta
Tipo de campo: Texto em uma linha
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 4

Por último, clique no botão Salvar.

Clique novamente no botão Novo, e preencha os campos conforme abaixo:

Nome do campo: CPF
Localização: Conta
Tipo de campo: Texto em uma linha
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 5

Por último, clique no botão Salvar.

Clique novamente no botão Novo, e preencha os campos conforme abaixo:

Nome do campo: Número
Localização: Endereço
Tipo de campo: Texto em uma linha
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 2

Por último, clique no botão Salvar.

Clique novamente no botão Novo, e preencha os campos conforme abaixo:

Nome do campo: Complemento
Localização: Endereço
Tipo de campo: Texto em uma linha
Tipo de cliente: Marque o tipo de cliente que terá esse campo no cadastro
Tipos obrigatórios: Marque o tipo de cliente que terá esse campo com preenchimento obrigatório no cadastro
Situação: Habilitado
Posição: 3

Por último, clique no botão Salvar.

Pronto!

Novos campos essenciais para o cadastro foram acrescentados.

Importante:

Você pode cadastrar vários tipos de clientes, e vincular os campos extras a tipos de clientes específicos, por exemplo, se você cadastrar um tipo de cliente denominado Pessoa jurídica, você pode vincular a este tipo de cliente os campos: CNPJ, INSCRIÇÃO ESTADUAL e RAZÃO SOCIAL, logo, quando o cliente no momento do cadastro, selecionar que é do tipo Pessoa jurídica, serão apresentados a ele os campos ligados a Pessoa jurídica.

Se você cadastrar novos tipos de clientes, acesse a administração da loja, vá no menu Configurações->Lojas, clique no botão Editar, clique na aba Opções, localize o campo Tipo de cliente, e marque os tipos de clientes que você cadastrou, depois clique no botão Salvar.

- Caso deseje exibir os campos do tipo endereço nos dados do pedido, você pode utilizar uma modificação gratuita que disponibilizamos no link abaixo:

http://www.opencartbrasil.com.br/extensoes/campos-personalizados-pedido-email-endereco-do-cliente

Observação:

O OpenCart valida somente se o campo está vazio, não há validação se o campo de Data de nascimento por exemplo, foi preenchido no padrão correto, assim como se no campo Número, tem apenas números, ou mesmo se no campo CPF, o CPF preenchido está no formato correto ou se é válido.

* A partir da versão 2.2.x do OpenCart, já será possível fazer uma validação básica dos campos.

Caso deseje contratar o serviço de validação completa dos campos de cadastro do cliente, incluindo a obrigatoriedade do campo bairro, e máscaras de preenchimento, clique no link abaixo:

http://www.opencartbrasil.com.br/extensoes/modificacoes/validacao-completa-cadastro-clientes-opencart

Dúvidas:

Caso ainda tenha dúvidas, pesquise no fórum OpenCart Brasil.