0
media

Instalando extensões no OpenCart

Versão do OpenCart utilizada neste tutorial:

OpenCart 2.0.3.1 ou superior

Introdução:

A instalação de extensões no OpenCart é um processo fácil e automatizado, e neste tutorial você verá como executar está instalação de forma prática.

Importante:

Estou levando em consideração que você já instalou tradução em sua loja OpenCart, se não fez isso ainda, siga o tutorial do link abaixo:
http://www.opencartbrasil.com.br/tutoriais/instalando-traducao-opencart

Antes de instalarmos novas extensões é importante sabermos que:

- Nem todas as extensões funcionam como o esperado.
- Sempre verifique a compatibilidade da extensão com seu OpenCart.
- NUNCA instale uma extensão em seu OpenCart sem antes testá-la em uma cópia de sua loja, isso mesmo, o ideal é ter uma cópia exata de sua loja, e nela fazer os testes de instalação das extensões.

Uma boa prática é pesquisar no fórum da comunidade sobre a extensão que você deseja utilizar, pois através das experiências de outros usuários, você pode evitar aborrecimentos com problemas de funcionamento e qualidade, e sempre teste a extensão antes de utilizá-la.

Um pouco mais sobre o padrão de extensões do OpenCart 2.x:

Toda extensão vem em um arquivo zipado com o nome do arquivo conforme o exemplo abaixo:
nova-extensao.ocmod.zip

Ou seja, toda extensão para OpenCart 2.x que pode ser instalada através do Instalador, vem com um nome que termina por padrão em:
.ocmod.zip

Dentro deste pacote poderão vir arquivos conforme a estrutura abaixo:
upload (pasta onde se encontram os arquivos que fazem parte da extensão)
install.php (arquivo que pode executar comandos da api do OpenCart para execução de modificações necessárias pela extensão)
install.sql (arquivo que pode executar comandos SQL no banco de dados para execução de modificações necessárias pela extensão)
install.xml (arquivo com modificação no formato OCMod, que será incluído no banco de dados de modificações do seu OpenCart)

Aviso:

Em alguns casos a extensão pode não vir em formato aceitado pelo instalador, neste caso a instalação deve seguir o manual de instalação da extensão, que é disponibilizado pelo desenvolvedor da extensão, isto ocorre geralmente quando a extensão utiliza vQmod.

Vamos lá!

1º Passo: Faça o download da extensão que você deseja instalar.
2º Passo:
Na administração da loja acesse o menu Extensões->Instalador.
3º Passo: No instalador clique no botão Upload, selecione a extensão que você deseja instalar, e aguarde o processo de instalação ser concluído.
4º Passo: Na administração da loja acesse o menu Extensões->Modificações, e clique no botão Atualizar (cor azul), que fica ao lado do botão Limpar (cor laranja).
5º Passo:
Dependendo do tipo de extensão que você instalou, ela poderá ser encontrada dentro do menu Extensões, após localizar a extensão, clique no botão Instalar, depois no botão Editar, e preencha as configurações necessárias, depois clique no botão Salvar.

Pronto!

Sua extensão foi instalada.

Dúvidas:

Caso ainda tenha dúvidas, pesquise no fórum OpenCart Brasil.