0
media

Habilitando o antispam nos formulários do OpenCart

Versão do OpenCart utilizada neste tutorial:

OpenCart 2.0.3.1 ou superior

Introdução:

Proteger os formulários da loja contra spambots, é uma tarefa simples no OpenCart, por isso, neste tutorial vou ensinar de forma prática, como habilitar e configurar o antispam do OpenCart.

Importante:

Neste tutorial, estou assumindo que você está utilizando a tradução oficial do OpenCart Brasil em sua loja.

Vamos lá!

Cadastre uma conta no serviço Google reCAPTCHA para gerar os códigos necessários para habilitar o antispam na loja, segue o link:
https://www.google.com/recaptcha/intro/index.html
* O foco deste tutorial não é ensinar a cadastrar a conta e gerar os códigos, pois há muito material na internet sobre o assunto.

- Na versão 2.0.3.1 do OpenCart:

Nesta versão, o antispam é um recurso habilitado exclusivamente através do serviço Google reCAPTCHA, para habitá-lo faça o seguinte: 

Na administração da loja, acesse o menu Configurações->Lojas, clique no botão Editar, clique na aba Google, e nos campos Site key e Secret key, coloque os códigos gerados pelo Google reCAPTCHA, e no campo Situação, selecione a opção Habilitado, agora clique no botão Salvar.

Pronto! Já está habilitado.

- Na versão 2.1.0.1 do OpenCart:

A partir desta versão, o antispam passou a ser uma extensão do OpenCart, ou seja, não ficou mais limitado ao Google reCAPTCHA, podendo integrar qualquer serviço de antispam no OpenCart.

O OpenCart trás duas extensões antispam:

Captcha básico: é o antigo antispam que era utilizado nas versões 1.5 do OpenCart.
Google reCAPTCHA: é o novo antispam que veio integrado nas versões 2.x do OpenCart.

Vamos habilitar o Google reCAPTCHA, para habitá-lo faça o seguinte:

1º Passo: Acesse o menu Extensões->Antispam, localize a extensão Google reCAPTCHA, clique no botão Instalar, depois clique no Editar, e nos campos Site key e Secret key, coloque os códigos gerados pelo Google reCAPTCHA, e no campo Situação, selecione a opção Habilitado, agora clique no botão Salvar.

2º Passo: Acesse o menu Configurações->Lojas, clique no botão Editar, clique na aba Opções, localize o campo Antispam, selecione a opção Google reCAPTCHA, e no campo Página do antispam (Formulários com antispam), selecione os formulários que devem utilizar o antispam, e clique no botão Salvar.

Pronto! Já está habilitado.

Dúvidas:

Caso ainda tenha dúvidas, pesquise no fórum OpenCart Brasil.