0
media

Análise básica da hospedagem RedeHost e Umbler

Escrevi este artigo com o objetivo de analisar o uptime e o tempo de resposta do serviço de hospedagem de duas empresas que fazem parte do mesmo grupo, são elas:  RedeHost e RedeHost.

A análise levou duas semanas, tempo suficiente para explorar e testar todos os recursos de ambas as empresas.

Não tenho o objetivo de fornecer informações sobre como utilizar o serviço de hospedagem de ambas as empresas, e não houve nenhum acordo comercial com as empresas citadas para a criação deste artigo, tive a iniciativa de escrevê-lo para ajudar os usuários do OpenCart a tomarem sua decisão sobre qual o serviço de hospedagem utilizar para suas lojas, buscando empresas de hospedagem que possuam servidores localizados no Brasil, e que fosse possível comparar o serviço de hospedagem compartilhada, com o serviço de VPS.

Importante:

O OpenCart foi instalado sem nenhum recurso adicional, e estava sendo acessado através de um domínio temporário, ou seja, não estava sendo acessado por mais ninguém além de mim e das ferramentas descritas neste artigo, portanto, em um cenário real, esse tempo de carregamento tende a aumentar conforme a quantidade de usuários simultâneos acessando a loja.

Outro ponto importante, é o fato de que conforme você adiciona recursos em seu OpenCart, mais pesado ele fica, ou seja, isso também influencia no tempo de carregamento.

Observações:

Lojas com muitos acessos simultâneos, tendem a ficar lentas ou até offline quando o limite dos recursos de seu plano são alcançados, logo, a ferramenta de monitoramento do uptime tem que ser eficiente, de modo a identificar se a loja ficou offline por alcançar o limite dos recursos do plano, ou porque a hospedagem realmente ficou offline.

Em resumo, nem sempre a loja fica lenta ou offline por causa da empresa de hospedagem, algumas vezes é por sobrecarga dos recursos disponíveis no plano que você contratou.


Vamos lá!


- Sobre a RedeHost:

Há 13 anos no mercado, a RedeHost atende clientes do Brasil inteiro a partir de sua sede no Rio Grande do Sul. Reconhecida pelo seu atendimento ninja e infraestrutura de ponta, é atualmente a única empresa de hosting brasileira 100% em cloud computing.


Fonte: http://www.redehost.com.br/a-empresa


- Sobre a Umbler:

A Umbler pertence a venture builder que atualmente é dona da Mailee.me (Premiada ferramenta de e-mail marketing), Route.to (Startup internacional de automação de marketing) e RedeHost (Braço de hospedagem com foco em empresas e cliente final do mercado brasileiro).


Fonte: http://blog.umbler.com/br/isso-e-a-umbler/


- Na RedeHost:

Entrei em contato com a RedeHost através do chat que se encontra no site em horário comercial, expliquei que gostaria de fazer um teste no serviço, e fui muito bem atendido, o atendente me solicitou informações para cadastrar minha conta e liberar o teste, o plano de hospedagem compartilhada escolhido foi o "Profissional II", e fui informado durante o atendimento que o teste era de duas semanas, sendo que após o cadastro, em algumas horas eu receberia os dados de acesso por e-mail, e assim aconteceu.

A RedeHost não utiliza o cPanel para gerenciamento da hospedagem, neste caso, eles utilizam um painel próprio, que é bonito e de fácil utilização, o único ponto negativo do painel é que o gerenciador de arquivos não tem a função de descompactar um arquivo zipado (procedimento que pode ser feito via SSH).

Instalei o OpenCart 2.2.0.0 sem nenhuma dificuldade, tudo funcionou conforme o esperado, ou seja, não precisei fazer nenhuma modificação para que o OpenCart funcionasse.


- Análise do Uptime (tempo online sem quedas) na RedeHost:

A análise do uptime foi feita utilizando a ferramenta online UptimeRobot, sendo que o monitoramento durou duas semanas.

A ferramenta foi programada para realizar um teste de acesso a cada 5 (cinco) minutos.

Resultado do uptime:

99,88%

Quantidade de quedas:

4 (quatro)

Conclusão da análise:

A RedeHost está dentro dos padrões das hospedagens compartilhada no Brasil e fora do Brasil.


- Teste para avaliar o tempo de resposta na RedeHost:

O teste foi realizado utilizando 3 (três) ferramentas online, são elas: GTmetrix (Canadá), Pingdom (EUA), WebPageTest (Brasil).

O objetivo é medir o tempo de resposta das lojas básicas com OpenCart, tendo como métrica o ideal de 3 (três) segundos no Brasil, e no máximo 4 (segundos) fora do Brasil.

Abaixo seguem os resultados em cada ferramenta, lembrando que fiz o teste 3 vezes em cada ferramenta, e deixei o melhor desempenho como resultado.

GTmetrix (Canadá):

Tempo de resposta: 4,5 segundos.



Pingdom (EUA):

Tempo de resposta: 3,85 segundos.



WebPageTest (Brasil):

Tempo de resposta: 3,33 segundos.



Conclusão do teste:

Para lojas dentro e fora do Brasil, o tempo de resposta ficou acima do esperado.


- Na Umbler:

Registrei uma conta para teste através do próprio site, e imediatamente já tive acesso ao serviço, não foi necessário entrar em contato através do chat, apesar do canal está disponível para utilização; o serviço testado foi o "Cloud Sites" equivalente ao Cloud Server/VPS, mínimo que recomendo para uma loja.

Na Umbler não há um período de teste, eles tem uma metodologia em que inicialmente você recebe créditos a cada tarefa feita, só por se cadastrar você já recebe R$ 25,00 de créditos, o que é mais que suficiente para realizar todos os testes no serviço, porém, os ganhos com créditos podem chegar a mais de R$ 100,00. No mínimo é uma metodologia inovadora, que demonstra que a empresa tem uma visão diferente de como atrair e manter seus clientes.

A Umbler segue o padrão de painel de gerenciamento igual aos que encontramos em empresas como a Digital Ocean e a Vultr; quem já trabalha com a Digital Ocean ou a Vultr, vai se sentir em casa, pois o conceito operacional e financeiro é o mesmo, só que a Umbler conseguiu tornar o painel mais prático, organizado, e com recursos diferenciados. Fiquei muito impressionado e satisfeito ao ver que uma empresa brasileira apostou neste padrão que já é sucesso fora do Brasil. Só senti falta de duas coisas: Acesso SSH virtual e uma API para gerenciamento do Cloud.

Instalei o OpenCart 2.2.0.0 sem nenhuma dificuldade, tudo funcionou conforme o esperado, ou seja, não precisei fazer nenhuma modificação para que o OpenCart funcionasse.


- Análise do Uptime (tempo online sem quedas) na Umbler:

A análise do uptime foi feita utilizando a ferramenta online UptimeRobot, sendo que o monitoramento durou duas semanas.

A ferramenta foi programada para realizar um teste de acesso a cada 5 (cinco) minutos.

Resultado do uptime:

100%

Quantidade de quedas:

0 (zero)

Conclusão da análise:

Não há o que dizer, pois 100% de uptime e 0 (zero) de quedas, já diz tudo.



- Teste para avaliar o tempo de resposta na Umbler:

O teste foi realizado utilizando 3 (três) ferramentas online, são elas: GTmetrix (Canadá), Pingdom (EUA), WebPageTest (Brasil).

O objetivo é medir o tempo de resposta das lojas básicas com OpenCart, tendo como métrica o ideal de 3 (três) segundos no Brasil, e no máximo 4 (segundos) fora do Brasil.

Abaixo seguem os resultados em cada ferramenta, lembrando que fiz o teste 3 vezes em cada ferramenta, e deixei o melhor desempenho como resultado.

GTmetrix (Canadá):

Tempo de resposta: 4 segundos.



Pingdom (EUA):

Tempo de resposta: 3,28 segundos.



WebPageTest (Brasil):

Tempo de resposta: 2,89 segundos.



Conclusão do teste:

Para lojas no Brasil, sem dúvidas o resultado é ótimo, e para fora do Brasil também alcançou as expectativas.


- Minha humilde opinião:

O serviço de hospedagem compartilhada oferecido pela RedeHost, é de longe muito bom para os padrões do Brasil, o atendimento comercial é impecável, e o painel de gerenciamento é muito fácil de entender e utilizar, porém, apesar destas e de outras muitas qualidades, não é o ideal para lojas com OpenCart, pois apesar de ter tido um bom tempo de resposta nos testes, o uptime deixou a desejar. Lembrando que a RedeHost não possui apenas o serviço de hospedagem compartilhada, possui também o serviço Cloud Server, sendo que como não testei o serviço, não tenho como dar mais detalhes se seria uma solução para lojas com OpenCart.

O serviço Cloud Sites oferecido pela Umbler, é perfeito para lojas, e está de longe muito acima dos padrões de VPS gerenciado oferecidos no Brasil, o preço está bem dentro da realidade do mercado brasileiro, sendo que tudo é voltado para um atendimento profissional com serviços profissionais; sem dúvidas é indicado para quem está começando sua loja com OpenCart, e deseja uma plataforma preparada para suportar o crescimento da loja.


- E qual serviço devo utilizar, Hospedagem Compartilhada ou Cloud Sites?

Se você deseja oferecer um serviço de qualidade para o seu cliente e ganhar dinheiro com sua loja, você deve utilizar o serviço Cloud Sites na Umbler, e Cloud Server/VPS em outras empresa de hospedagem, não importando o tamanho de sua loja.

Entenda que não adianta você ter o melhor produto e/ou o melhor preço, se seu cliente fica desmotivado em comprar na sua loja por causa de lentidão, ou desconfiado por de vez em quando sua loja ficar offline.

Se você leu este artigo, e mesmo assim acredita que você deve buscar uma hospedagem compartilhada barata ou até gratuita, só tenho a lhe dizer que, no mínimo você está jogando seu tempo fora, e no máximo dinheiro e sonhos.

Lembre-se, empresas de hospedagem com servidores sobrecarregados de sites, deixarão sua loja lenta e até offline, independente da otimização que você fizer no OpenCart.

No final, a pergunta que você deve fazer a si mesmo é:

Montei uma loja para fazer no máximo 10 vendas/mês, ou mais de 10 vendas/dia?

A resposta a essa pergunta, definirá o serviço que você deverá contratar para montar sua loja.


- Lista com os recursos oferecidos pela RedeHost/Umbler.

RedeHost (Hospedagem compartilhada):

- Gerenciamento de domínios.
- Suporte para domínios adicionais.
- Suporte para subdomínios.
- Suporte para redirecionamento de domínios.
- URL temporária.
- Contas de e-mail incluídas.
- Redirecionamento de e-mail incluído.
- Gerenciador de arquivos (sem a possibilidade de descompactar arquivo zip).
- Acesso FTP para um usuário.
- Suporte para alterar com um clique a versão do PHP (5.2, 5.3, 5.4, 5.5, 5.6 e 7).
- Gerenciamento básico de algumas variáveis do PHP.
- Mod_Security nativo com possibilidade de ativar e desativar.
- Acesso SSH básico.
- Gerenciamento de Cron.
- Gerenciamento de páginas de erros.
- Banco de dados MySQL com espaço compartilhado, com acesso remoto.
- PHPMyAdmin nativo para gerenciamento do banco de dados.
- Estatísticas básicas.
- Instalador de aplicativos.
- Editor de DNS.

Umbler (Cloud Sites):

- Gerenciamento de domínios.
- Suporte para domínios adicionais.
- Suporte para subdomínios.
- Suporte para redirecionamento de domínios.
- URL temporária.
- Contas de e-mail somente com pagamento adicional.
- Gerenciador de arquivos (sem a possibilidade de descompactar arquivo zip).
- Acesso FTPS para mais de um usuário.
- Ponto de restauração (backup) dos arquivos com um clique.
- Suporte para alterar com um clique a versão do PHP (5.4, 5.5, 5.6 e 7).
- Gerenciamento completo de variáveis do PHP com a possibilidade de colocar em ambiente de Teste, Produção ou configuração personalizada.
- Mod_Security nativo com possibilidade de ativar e desativar.
- Acesso SSH completo.
- SSL externo.
- Gerenciamento de Cron.
- Visualização fácil dos Logs de erros do servidor.
- Banco de dados MySQL com 1GB dedicado, com acesso remoto.
- PHPMyAdmin nativo para gerenciamento do banco de dados.
- Ponto de restauração (backup) do banco de dados com um clique.
- Gráficos de uso da memória, processador e HD do Cloud.
- Upgrade do Cloud com um clique.
- Suporte para DNS interno e externo.
- Editor de DNS.
- Suporte para GIT Local/Externo e sincronização com GitHub.
- Integração através de add-ons com Cloudflare e New Relic.


Espero que tenham gostado!